domingo, 8 de julho de 2012

O que é a charge?

               O termo charge é proveniente do francês “charger” (carregar, exagerar). Sendo fundamentalmente uma espécie de crônica humorística, a charge tem o caráter de crítica, provocando o hilário, cujo efeito é conseguido por meio do exagero. Ela se caracteriza por ser um texto visual humorístico e opinativo, que critica um personagem ou fato específico.
               Segundo Rabaça e Barbosa, A charge é um tipo de cartum “cujo objetivo é a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico, em geral de natureza política”. (Rabaça e Barbosa, 1978: 89) De acordo com os autores do Dicionário de comunicação, uma boa charge deve procurar um assunto atual e ir direto onde estão centradas a atenção e o interesse do público leitor. RABAÇA (1978).
          A construção da charge é também muitas vezes baseada na remissão a outros textos, verbais ou não. O que a torna singular é o modo perspicaz com que demonstra sua capacidade de congregar, num jogo de polifonia e ambivalência, o verso e o reverso do que tematiza.

Ponto chave do uso das charges em sala de aula é a sua aproximação com o cotidiano,  permitindo  que o aluno passe a entender a imagem como discurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideológicos. 

                   Charge sobre violência urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário